18 escorpiões venenosos foram encontrados embaixo de uma casca de árvore e encaminhados a Unoesc
Fonte: Adaptado do Portal SCC10 (scc10.com.br)
No Oeste do Estado, 18 escorpiões-marrons foram encontrados por um morador do interior do Município de Paraíso. Os animais estavam embaixo de uma casca de árvore e após capturados foram encaminhados ao Corpo de Bombeiros de São Miguel, e posteriormente enviados a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), para que fosse identificada a espécie dos escorpiões.
Imagem (Fonte: Biólogo Jackson Preuss)
De acordo com o biólogo Jackson Preuss, a espécie é relativamente comum no Centro-Oeste do Brasil, porém o número de registros tem aumentado na Região Sul, sendo visto também no perímetro urbano. Os acidentes de casos graves relatados são principalmente em crianças e idosos.
Sobre os Escorpiões-Marrons
A fêmea do escorpião pode ter até 95 filhotes. Os animais costumam ficar próximos uns aos outros, e vivem escondidos durante o dia, saindo pra caçar no período da noite. De acordo com o site do Instituto Oswaldo Cruz (FioCruz), o atributo mais notório do escorpião é o ferrão que libera um veneno neurotóxico, de ação forte e rápida, causando dor intensa, e atingindo especialmente sobre o sistema nervoso. A ferroada pode causar morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados. O soro anti-escorpiônico é o único remédio eficaz contra os acidentes com escorpiões.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=RPbAZcEkcT8&feature=emb_title
Fonte: Adaptado do Portal SCC10 (scc10.com.br)